sexta-feira, 26 de outubro de 2012

3 comentários:

  1. Uma pasagem do livro de Mia Couto( a confissão da leoa)

    __O pai quexava-se de que,ontem,a mãe desafiou os madamentos do luto.È verdade que ofendeu os espíritos?
    __Dou-lhe um conselho,minha filha:quando fizer amor,faça dentro do rio,dentro de água,como os peixes.
    __Por amor de Deus:isso não é conversa de uma mãe!
    __Pois lhe digo:fazer amor na água é melhor que na cama.
    __Como sabe?
    __Eu vejo a minha vizinha.
    __A vizinha?Não pode,ela é totalmente viúva.

    ResponderEliminar
  2. ********** Mais uma pequena passagem do livro: a confissão da leoa( de Mia Couto)

    ---Vou pedir licença ao rio.
    A feiticeira inclina o sombreiro sobre o rosto e,nesse instante,ela própia se converte em sombra. Apia Nwapa está inchada de vaidade:gente estranha(incluindo um representant
    do própio administrador)senta-se no seu terreiro.
    A mulher recosta-se pesadamente no tronco do embondeiro.Pernas estendidas juntas,acomoda-se como se aquela fosse a sua igreja privada.Olha longamente para o escritor,para mim e para Maliqueto Próprio. Depois,volta a anunciar:
    --Para vos dar autorização para caçarem tenho que,primeiro
    pedir licença ao rio.
    --Ao rio?--pergunto, impaciente.
    --O rio tem seus mandos.No Lideia mora o ngwena maior.O senhor conhece esse crocodilo...
    --Conheço-o?
    --È o mesmo crocodilo que o senhor matou há muito tempo atrás.

    ResponderEliminar
  3. Como vivi muito tempo em Àfrica não resisti em comentar aqui, pequenos episódios do livro que estou lendo, tanto me recorda o tempo que lá passei, foi um tempo inesquecivel, de pequenos contos indigenas de uma simplicidade e ternura:

    ResponderEliminar